Dados guardados com sucesso Ocorreu um erro no processamento do seu pedido.
História do Clube

Em Moreira da Maia existiu o Sport Clube de Moreira da Maia, o Moreira da Maia Futebol Clube e o Atlético Clube da Estação. Por volta dos finais dos anos 30 (1938-39) todos se extinguiram por motivos dos mais variados. 

 Em 30 de Novembro de 1941, um grupo de Cidadãos reunidos na Quinta de Pedras Rubras, decidiram fundar o Sporting Clube de Moreira da Maia – Pedras Rubras. Porém, como apareceu outro Clube na freguesia de Moreira denominado Sporting Clube de Moreira da Maia – Padrão, em 1942 os de Pedras Rubras passaram a denominar o seu Clube de Sporting Clube de Pedras Rubras. 

 No entretanto, o Sporting Clube de Moreira da Maia – Padrão extinguiu-se em 1946, pelo que o Sporting de Pedras Rubras mudou, de novo, de denominação, passando, em definitivo, para Futebol Clube de Pedras Rubras, elaborado e legalizado os seus Estatutos em 8 de Fevereiro de 1947. Já em 1950 e como o Campo de Jogos era de reduzidas dimensões foi o mesmo ampliado e dotado das medidas mínimas para a prática de futebol de onze a nível oficial, passando a denominar-se Campo “Maria da Fonte”, que era o nome da filha do Sr. Joaquim da Silva Salgueiro. 

Em 1946, também é arrendado o Campo de Jogos, em Vila Nova da Telha, ao Sr. Joaquim da Silva Salgueiro, onde se iniciaram os primeiros jogos particulares de verão e os jogos da entretanto criada Secção de Voleibol, apesar de ter atingido enorme sucesso, acabou por desaparecer por falta de recinto desportivo adequado à sua prática. 

Na época de 1950/51 inicia o Futebol Clube de Pedras Rubras a sua atividade oficial em futebol de onze de maneira ininterrupta, até aos dias de hoje. 

O Andebol criado em 1966, devido ao sucesso inicial do clube na modalidade, em 1971, o benemérito António Joaquim da Silva doou ao clube o terreno que agora alberga o complexo desportivo e de lazer que permite a prática de andebol num pavilhão gimnodesportivo. O andebol entretanto sofreu um interregno, no entanto em 2013 o FCPR constituiu uma sénior de Andebol e formação feminino. 

 Desde 2005 que o FCPR tem no lugar de Lagielas, em Vila Nova da Telha o Estádio Municipal de Pedras Rubras, onde as equipas de futebol sénior e formação desenvolvem a sua atividade. 

Hoje conta com mais de 400 atletas divididas por Futebol, Academia e Andebol. Estando em contínuo desenvolvimento e crescimento para se tornar uma referência no desporto a nível nacional.